Ministros das Relações Exteriores da China e do Paquistão se reúnem com homólogo do Talibã
O ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Bilawal Bhutto Zardari, e com o ministro interino das Relações Exteriores do Afeganistão, Amir Khan Muttaqi, do governo interino do Talibã.
A reunião tripartite foi realizada no sábado (6), em Islamabad.
O Ministério das Relações Exteriores do Paquistão disse que os tópicos de discussão incluíram o combate ao terrorismo e o comércio. A primeira visita oficial de Qin ao Paquistão como ministro das relações exteriores é vista como uma iniciativa da China para manter sua influência na região.
Qin também realizou uma reunião separada com Muttaqi. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China, Qin disse a Muttaqi que a China continuará a aprofundar a cooperação bilateral com o Afeganistão em vários campos para ajudar o país a alcançar a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade.
A comunidade internacional critica o Talibã por sua restrição aos direitos das mulheres e outras medidas repressivas. Mas os observadores dizem que a China espera incluir o Afeganistão em sua iniciativa de infraestrutura Belt and Road, em um esforço para expandir sua influência na região.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am