19 C
Kóka
quinta-feira, 13 março, 2025 12:29: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Líderes do G7 encerram o primeiro dia da cúpula em Hiroshima

Os líderes do G7 encerraram o primeiro dia de sua cúpula em Hiroshima. Eles estão promovendo novas medidas para enfraquecer a capacidade da Rússia de travar sua guerra na Ucrânia.

Líderes do G7 encerram o primeiro dia da cúpula em Hiroshima

Os líderes do G7 encerraram o primeiro dia de sua cúpula em Hiroshima. Eles estão promovendo novas medidas para enfraquecer a capacidade da Rússia de travar sua guerra na Ucrânia.

E há uma expectativa crescente sobre a visita de uma figura importante no conflito. O dia começou com uma reflexão sobre os horrores das armas nucleares.

A cúpula começou com uma visita ao Parque Memorial da Paz.

Um museu no local detalha a devastação da cidade causada pelo bombardeio atômico de 1945.

O Primeiro-Ministro do Japão, Kishida Fumio, explicou algumas das exposições. Foi a primeira vez que os líderes do G7 visitaram o museu juntos.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, postou na mídia social que foi uma experiência profundamente comovente. Afirmou que é importante aprender com o passado, inclusive com seus momentos mais sombrios.

As sessões iniciais se concentraram na economia global e na guerra na Ucrânia.

Kishida, o presidente da cúpula, abriu as conversações com uma nota de companheirismo. Ele disse: “O principal tema desta cúpula não é a divisão e o confronto. É reafirmar a unidade do G7 e fortalecer nosso papel para garantir uma comunidade internacional coordenada e fazer contribuições ativas e concretas para esse fim”.

Os líderes discutiram novas sanções contra a Rússia.

Em uma declaração conjunta, eles disseram que ampliarão suas ações para garantir que as exportações de todos os itens críticos para a agressão da Rússia sejam restritas em todas as suas jurisdições.

Eles também disseram que reprimirão o comércio de diamantes da Rússia para reduzir suas receitas provenientes desse recurso. Além disso, reiteraram que seu apoio à Ucrânia não será interrompido.

Enquanto isso, o governo ucraniano disse à mídia local que o presidente, Volodymyr Zelenskyy, participará da cúpula. Essa será a primeira visita do líder ucraniano à Ásia desde o início da invasão russa em fevereiro do ano passado. Espera-se que ele solicite diretamente aos líderes do G7 mais ajuda militar.

Outro item de destaque na agenda foi o aumento da inteligência artificial, como o ChatGPT. Os líderes concordaram em iniciar conversações ministeriais sobre como proteger a propriedade intelectual e evitar a disseminação de informações falsas. Eles planejam compilar um relatório sobre IA até o final do ano.

Mais tarde, o grupo participou de uma sessão noturna na ilha de Miyajima, perto da cidade de Hiroshima. A ilha abriga o Santuário de Itsukushima, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Os líderes discutiram a situação no Indo-Pacífico, incluindo a China. Eles também falaram sobre desarmamento nuclear e não proliferação.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img