Kishida embarca em Tóquio para a cúpula da Coreia do Sul, a primeira em 12 anos
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, partiu de Tóquio para uma visita de dois dias à Coreia do Sul neste domingo (7). Será a primeira vez em 12 anos que um primeiro-ministro japonês visita a Coreia do Sul para conversações bilaterais.
Kishida deve se reunir com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, à tarde.
Antes de ir para Seul, Kishida disse aos repórteres que gostaria de trocar opiniões sinceras com Yoon “com base em sua confiança mútua” como parte de sua diplomacia de vaivém.
Ele acrescentou que gostaria de trocar ideias sobre questões globais, pois havia convidado Yoon para a cúpula do G7 em Hiroshima, a ser realizada no final deste mês.
Espera-se que os dois líderes concordem em aumentar a cooperação de segurança. A medida tem como objetivo abordar questões como os programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.
É provável que a agenda da cúpula também inclua a cooperação de segurança econômica na produção de semicondutores, bem como os controles de exportação.
Espera-se também que os líderes compartilhem informações sobre a implementação de um plano destinado a resolver uma questão trabalhista em tempos de guerra. O governo sul-coreano criou o plano.
A viagem de Kisihda ocorre depois que o primeiro-ministro fez um acordo com Yoon durante sua reunião em Tóquio, em março. Os dois líderes concordaram em retomar o tipo de diplomacia de vaivém com a qual alguns líderes anteriores se envolveram.
Kishida também usará a viagem para se preparar para a cúpula do G7. Kishida e Yoon estão planejando manter conversações trilaterais com o presidente dos EUA, Joe Biden, durante o evento.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am