Japão e Paraguai concordam em buscar uma ordem internacional baseada no Estado de Direito
O ministro das relações exteriores do Japão e o novo presidente do Paraguai concordaram que as duas nações trabalharão juntas para reforçar a ordem internacional baseada no estado de direito.
Hayashi Yoshimasa visitou o Paraguai na sexta-feira (5), na última etapa de sua viagem de cinco nações à América Latina e ao Caribe. Ele conversou com o presidente eleito, Santiago Pena, por cerca de uma hora.
Hayashi disse que o Paraguai é um amigo de longa data do Japão, com 10.000 pessoas de ascendência japonesa no país, e um parceiro importante que compartilha valores e princípios. Ele disse que deseja continuar a fortalecer os laços bilaterais com o novo governo de Pena.
Pena venceu a eleição presidencial do último domingo e sua campanha incluiu a promessa de manter os laços com Taiwan.
O Paraguai é o único país da América do Sul que ainda mantém laços diplomáticos com Taiwan, apesar da crescente assertividade da China.
Hayashi também se reuniu com o ministro das relações exteriores do Paraguai, Julio Cesar Arriola Ramirez, no início do dia.
Com relação à diplomacia Japão-China, Hayashi disse que o Japão afirmará sua posição e pedirá a Pequim um comportamento responsável, enquanto busca cooperação bilateral para enfrentar desafios comuns.
Arriola expressou seu apoio aos esforços do Japão para realizar um Indo-Pacífico livre e aberto.
Hayashi disse, em uma coletiva de imprensa on-line, que levará em consideração o que ouviu de cada país para se preparar para as discussões na Cúpula do G7 em Hiroshima, programada para daqui a duas semanas.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am