Japão e Coréia do Sul concordam em retomar o diálogo financeiro
Os ministros das finanças do Japão e da Coréia do Sul concordaram em retomar o diálogo entre as autoridades financeiras de seus países.
O Ministro das Finanças do Japão, Suzuki Shunichi, e seu colega sul-coreano, Choo Kyung-ho, reuniram-se em Incheon, perto de Seul, na terça-feira (2), à margem da reunião anual do Banco Asiático de Desenvolvimento.
A reunião marcou as primeiras conversações ministeriais sobre finanças entre os dois países em sete anos.
Choo disse que o Japão e a Coreia do Sul precisam fortalecer a cooperação entre suas autoridades financeiras em meio ao recente surgimento de riscos geopolíticos e instabilidade na cadeia de suprimentos.
Ele disse que a Coreia do Sul e o Japão devem compartilhar suas experiências e se comunicar uns com os outros de forma sustentável.
Suzuki disse que os países são vizinhos importantes que devem cooperar para enfrentar vários desafios que envolvem a economia global.
Ele disse esperar que o progresso nas negociações sobre finanças seja benéfico para o desenvolvimento de ambos os países.
Os dois concordaram em retomar as negociações financeiras em nível ministerial. Suzuki disse que enviará o vice-ministro de Finanças do Japão para Assuntos Internacionais, Kanda Masato, à Coreia do Sul em junho para os preparativos.
O Japão e a Coreia do Sul costumavam manter um diálogo financeiro bilateral regularmente até agosto de 2016, mas a estrutura foi interrompida em meio à deterioração das relações entre os dois países.
Suzuki e Choo, supostamente, não discutiram um acordo de troca de moeda que expirou em 2015. Esse acordo permitiria que os dois países trocassem moedas estrangeiras em uma emergência.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm