Forte terremoto de M6.5 atinge o Japão Central
Estão chegando mais detalhes sobre o terremoto que atingiu a província de Ishikawa, na costa do Mar do Japão. As autoridades dizem que, até o momento, não há relatos de danos causados por tsunami.
O terremoto, de magnitude 6,5, ocorreu por volta das 14h42 de sexta-feira (5), horário local. O terremoto registrou um valor superior a 6 na escala sísmica japonesa de zero a 7 na cidade de Suzu.
Na cidade de Noto, o terremoto registrou uma intensidade de 5 na escala sísmica japonesa de zero a sete, enquanto o abalo registrou 5 na cidade de Wajima.
O terremoto também registrou uma intensidade de 4 na cidade de Kanazawa e em alguns municípios das prefeituras vizinhas de Niigata e Toyama.
Tremores longos que podem abalar prédios altos foram registrados em Ishikawa.
Os tremores de classe 3 foram sentidos na cidade de Suzu. Especialistas dizem que eles podem dificultar a permanência das pessoas em pé e podem até derrubar móveis.
A Agência Meteorológica do Japão classifica esse tipo de tremor como “movimento de solo de longo período”. Ele afeta as pessoas nos andares mais altos.
A polícia da cidade de Suzu diz ter obtido informações de que um templo na cidade e vários edifícios desabaram. As autoridades estão tentando confirmar os detalhes.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am