Especialistas sul-coreanos realizarão inspeção de quatro dias na usina nuclear de Fukushima
Os governos japonês e sul-coreano informaram que Seul enviará especialistas à usina nuclear de Fukushima Daiichi, que se encontra danificada, para uma inspeção de quatro dias.
O Japão planeja liberar água tratada e diluída da usina no oceano.
O anúncio feito pelos dois governos no sábado (13), não forneceu detalhes sobre o cronograma. O comunicado disse que as autoridades continuarão a discuti-los.
A água tratada será diluída para reduzir os níveis de trítio antes de ser liberada no oceano. Sua concentração de trítio será reduzida para um sétimo dos padrões da Organização Mundial da Saúde para água potável.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, revelou que ele e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, concordaram com o envio da equipe de especialistas em uma coletiva de imprensa após a reunião de cúpula no último domingo (6).
Kishida disse que o Japão pretende explicar clara e honestamente o plano usando evidências científicas com um alto grau de transparência. Acrescentou que está ciente de que algumas pessoas na Coreia do Sul estão expressando preocupações sobre o plano.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am