Eleições na Turquia definirão o destino de Erdogan
A apuração dos votos está em andamento na eleição presidencial da Turquia. O que está em jogo é se o presidente em exercício, Recep Tayyip Erdogan, continuará seu longo mandato como líder.
Erdogan está concorrendo com Kemal Kilicdaroglu, que é o líder do maior partido de oposição e o candidato conjunto de seis partidos de oposição.
Os eleitores votaram com suas próprias ideias sobre a eleição. Uma mulher disse que Erdogan fez um ótimo trabalho nos últimos 20 anos. Ela disse que acredita que ele manterá seu cargo porque diz estar realmente satisfeita com ele. Outra mulher disse que o que eles precisam é de justiça. Ela diz que quer que o novo governo faça a diferença em relação ao aumento dos preços e também que se preocupe com seu povo.
Erdogan atuou como presidente ou primeiro-ministro por um total de 20 anos. No ano passado, ele ajudou a intermediar um acordo que permitiu que produtos agrícolas ucranianos fossem exportados pelo Mar Negro. As remessas haviam sido interrompidas devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Enquanto isso, Kilicdaroglu tem destacado um aumento nos preços durante o governo Erdogan. Ele também criticou o governo pelos atrasos em sua resposta inicial aos grandes terremotos de fevereiro. O líder da oposição prometeu melhorar as relações da Turquia com as nações ocidentais, que se deterioraram durante o governo de Erdogan.
Se nenhum dos candidatos garantir a maioria, será realizado um segundo turno entre os dois primeiros colocados em 28 de maio.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am