Coreia do Sul enviará especialistas à usina nuclear de Fukushima devido à liberação de água tratada no oceano
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, combinaram que Seul enviará especialistas à usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi neste mês.
Alguns sul-coreanos estão expressando preocupações, pois o Japão tem um plano para liberar água tratada e diluída no oceano.
Kishida e Yoon fizeram o anúncio em uma coletiva de imprensa conjunta após suas conversações de cúpula em Seul, no domingo (7).
Kishida disse que o Japão pretende explicar, com sinceridade, o plano usando evidências científicas e com um alto grau de transparência.
Ele também disse que está bem ciente de que alguns sul-coreanos estão expressando preocupações.
A usina de energia nuclear, no nordeste do Japão, sofreu um derretimento triplo no terremoto e tsunami de março de 2011.
A água usada para resfriar o combustível derretido se mistura com a chuva e a água subterrânea. A água é tratada para remover a maioria dos materiais radioativos antes de ser armazenada, mas ainda contém trítio.
A água tratada será diluída para reduzir os níveis de trítio antes de ser liberada no oceano. Sua concentração de trítio será reduzida para um sétimo dos padrões da Organização Mundial da Saúde para água potável. O governo planeja que a liberação ocorra por volta deste verão.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am