China critica o resultado da cúpula entre Japão e Coreia do Sul
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China criticou a reunião de cúpula de domingo (7), entre Japão e Coreia do Sul.
Wang Wenbin falou aos repórteres na segunda-feira (8).
Ele se referiu à cooperação de segurança entre o Japão, os Estados Unidos e a Coreia do Sul, em oposição ao desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte. O fortalecimento da cooperação foi reafirmado durante a cúpula.
Wang disse que as causas fundamentais dos problemas na Península Coreana são claras. Ele disse que todas as partes devem aderir à direção do acordo político, esforçar-se para resolver suas preocupações legítimas de forma equilibrada e manter a paz e a estabilidade na península.
O porta-voz enfatizou que as partes envolvidas não devem conspirar em um pequeno grupo para resolver os problemas.
Wang também falou sobre a decisão da Coreia do Sul de enviar especialistas à usina nuclear de Fukushima Daiichi para inspecionar o plano do Japão de liberar água tratada e diluída no mar.
Ele disse que, se o Japão for realmente sincero em relação às preocupações das partes interessadas, deve parar de forçar o avanço de seu plano.
Ele instou o Japão a concordar em discutir todas as opções possíveis de descarte que não sejam o despejo no mar.
Ele acrescentou que, caso contrário, as trocas bilaterais e as inspeções não terão significado prático e serão usadas pelo Japão apenas para encobrir o avanço do plano.
A água usada para resfriar o combustível derretido se mistura com a chuva e a água subterrânea. A água é tratada para remover a maioria dos materiais radioativos antes de ser armazenada, mas ainda contém trítio.
A água tratada será diluída para reduzir os níveis de trítio antes de ser liberada no oceano. Sua concentração de trítio será reduzida para um sétimo dos padrões da Organização Mundial da Saúde para água potável.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am