Vítimas da “marcha da morte” de Bataan são lembradas nas Filipinas
Nas Filipinas, pessoas participaram da cerimônia anual para lembrar as vítimas da Marcha da Morte de Bataan durante a Guerra do Pacífico. O Presidente Ferdinand Marcos Jr. e diplomatas dos EUA e do Japão participaram este ano.
A cerimônia de segunda-feira (10), foi realizada no cenotáfio no Monte Samat, onde soldados filipinos e americanos travaram uma de suas mais ferozes batalhas contra o Exército Imperial Japonês, há 81 anos. O Dia do Valor marca o aniversário de sua rendição após a ocupação do Japão da Península Bataan, na Ilha de Luzon.
Cerca de 70.000 soldados americanos e filipinos foram obrigados a caminhar mais de 100 quilômetros até um campo de prisioneiros de guerra japonês. Um estudo de um historiador militar americano sugere que cerca de 10.000 soldados morreram ou foram mortos na brutal marcha.
O Presidente Marcos apelou para o fortalecimento da unidade nos campos da segurança e da economia, dizendo: “Aqueles que antes se enfrentavam em batalha agora trabalham juntos pela paz”.
As Filipinas estão intensificando a cooperação de segurança com os EUA e o Japão em meio a uma disputa territorial com Pequim no Mar do Sul da China. O presidente do Senado disse à NHK que Manila está considerando criar uma nova estrutura de segurança com os dois países.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am