Rússia pretende manter o Japão e o Ocidente sob controle com exercício de mísseis
A agência de notícias estatal da Rússia mostrou imagens do que ela chama de um exercício de mísseis realizado pela frota naval do Pacífico do país, no Mar do Japão.
A frota vem realizando um exercício em larga escala no Extremo Oriente desde a última sexta-feira. O centro de comando da frota está na cidade portuária oriental de Vladivostok.
A agência de notícias divulgou na terça-feira (18), as filmagens, dizendo que o objetivo do exercício de mísseis era afastar submarinos inimigos.
Detalhes da simulação não foram revelados, mas as imagens mostram projéteis sendo disparados de um navio de guerra várias vezes.
O Ministério da Defesa russo diz que, como parte do exercício, implantou um submarino de propulsão nuclear de sua base na Península Kamchatka para o Oceano Pacífico.
O ministério também revelou planos de realizar um exercício com o objetivo de impedir o desembarque de inimigos nas ilhas conhecidas no Japão como os Territórios do Norte.
A Rússia controla as ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês mantém que as ilhas são parte inerente do território do país. Ele diz que as ilhas foram ilegalmente ocupadas após a Segunda Guerra Mundial.
A Rússia emitiu avisos de navegação de terça-feira a sábado, dizendo que realizará exercícios de mísseis nas águas ao redor da Ilha Etorofu, uma das quatro ilhas reivindicadas pelo Japão.
O governo japonês expressou preocupação com a crescente atividade militar russa ao redor do Japão.
Apresentou um protesto através dos canais diplomáticos, dizendo que o acúmulo militar russo nos Territórios do Norte é inaceitável, pois vai contra a posição do Japão sobre as ilhas.
Estes movimentos ocorrem em meio ao aumento das tensões entre a Rússia e as nações ocidentais, assim como o Japão, sobre a situação na Ucrânia.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am