Rússia assumindo a presidência do Conselho de Segurança da ONU é um absurdo diz Zelenskyy
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, reagiu duramente ao fato de a Rússia presidir o Conselho de Segurança das Nações Unidas em abril.
Zelenskyy disse em um vídeo divulgado no sábado (1), que a presidência mensal de Moscou, do Conselho de Segurança é “obviamente absurda e destrutiva”. O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, disse aos repórteres na sexta-feira (31), que a Rússia exercerá todos os seus direitos, conforme estipulado pelas Nações Unidas.
Zelenskyy também disse que um menino de cinco meses de idade havia sido morto em ataques da artilharia russa à cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia. Ele disse que tais ataques são “um das centenas de ataques de artilharia que o Estado terrorista lança todos os dias”.
A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Malyar, disse no sábado (1), que os russos estão lançando ofensivas para cercar Avdiivka, cerca de 50 quilômetros ao sul de Bakhmut. Ela também disse que as forças russas estão continuando sua tentativa de avançar para o centro de Bakhmut.
No domingo (2), o Kremlin divulgou uma mensagem enviada pelo Presidente, Vladimir Putin, ao seu homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko, para coincidir com o Dia da Unidade dos Povos da Rússia e da Bielorússia.
Na mensagem, Putin enfatizou que os dois países intensificarão sua cooperação em matéria de segurança e outros campos para combater as sanções impostas pelas nações ocidentais.
No mês passado, Putin anunciou um plano para a instalação de armas nucleares táticas em Belarus. Ele deve se reunir, presencialmente, com Lukashenko em breve para discutir o desdobramento.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am