Primeiro-ministro japonês visitará a Coreia do Sul na primeira quinzena de maio
As autoridades do governo japonês estão organizando uma visita do primeiro-ministro, Kishida Fumio, à Coreia do Sul, para conversações com o presidente Yoon Suk-yeol, possivelmente na primeira quinzena de maio.
Aparentemente, Kishida espera aproveitar as melhorias nas relações bilaterais retomando a chamada diplomacia de vaivém entre os líderes dos dois países.
Kishida e Yoon concordaram, em sua cúpula em Tóquio, em março, em retomar essas visitas mútuas pela primeira vez em mais de 10 anos.
O acordo foi feito depois que o governo sul-coreano apresentou uma proposta para resolver a questão trabalhista dos tempos de guerra.
A visita de Kishida à Coreia do Sul pode ocorrer depois que ele retornar de sua turnê por quatro países africanos, que começou no sábado. Os preparativos estão em andamento para agendar a visita antes da cúpula do G7 no Japão, de 19 a 21 de maio.
Se realizada, será a primeira viagem de Kishida ao país desde que assumiu o cargo. Também será a primeira visita de um primeiro-ministro japonês em exercício desde que Abe Shinzo o fez em 2018.
Aparentemente, Kishida está considerando uma visita de retorno logo após a viagem de Yoon ao Japão. Espera-se que ele confirme o fortalecimento da cooperação bilateral em segurança e outros campos, já que a Coreia do Norte está acelerando seu desenvolvimento nuclear e de mísseis.
Os líderes também devem trocar opiniões sobre a cooperação em segurança econômica, incluindo esforços para fortalecer as cadeias de suprimentos de semicondutores, conforme acordado durante a cúpula de março.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am