Primeiro ministro do Japão chega ao Egito para conversações de cúpula
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, chegou ao Egito para conversações de cúpula com o presidente, Abdel Fattah el-Sisi.
O avião do governo que transportava o primeiro-ministro aterrissou no Cairo na noite de sábado (29).
O Egito é a primeira etapa de sua turnê de quatro nações na África. Esta é a primeira viagem de Kishida à região desde que assumiu o cargo em outubro de 2021. A viagem acontece antes da cúpula do G7 deste ano em Hiroshima, em maio.
Espera-se que Kishida e El-Sisi discutam a invasão da Ucrânia pela Rússia. Kishida pretende deixar claro que o Japão está comprometido com a manutenção e o fortalecimento da ordem internacional baseada no estado de direito.
Kishida também trocará opiniões com el-Sisi sobre questões regionais, como o conflito militar entre as forças armadas e um grupo paramilitar no vizinho Sudão.
Espera-se, também, que os líderes discutam maneiras de impulsionar o investimento e o comércio entre o Japão e o Egito. Kishida está pedindo mais cooperação com as nações emergentes e em desenvolvimento, conhecidas coletivamente como o Sul Global.
Os líderes devem realizar uma coletiva de imprensa conjunta após a cúpula.
Depois do Egito, Kishida visitará Gana, Quênia e Moçambique durante sua viagem de sete dias. Ele também fará uma parada em Cingapura, em seu caminho de volta ao Japão.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm