O povo de Taiwan ama a democracia, busca a paz, diz o Presidente Tsai
A Presidente Tsai Ing-wen, de Taiwan, disse a uma delegação de parlamentares norte-americanos que o povo de Taiwan “ama a democracia e busca a paz”.
Tsai fez o comentário em um almoço que organizou em Taipei no sábado (8), para uma delegação visitante dos EUA liderada por Michael McCaul, o presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara.
Tsai fez referência à Lei de Autorização de Defesa Nacional dos EUA para o ano fiscal 2023, que aloca até 10 bilhões de dólares em assistência militar para Taiwan durante cinco anos. Ela agradeceu ao Congresso dos EUA por aprovar a lei bipartidária e manter sua promessa sobre a segurança de Taiwan.
Tsai reiterou que Taiwan cumprirá sua responsabilidade para com a comunidade internacional. Ela acrescentou que Taiwan continuará a trabalhar com os EUA e países com os mesmos interesses para defender conjuntamente os valores da democracia e da liberdade.
Os observadores dizem que Tsai estava implicitamente criticando a China, que anunciou que realizaria três dias de exercícios militares em torno de Taiwan a partir de sábado (8). A medida é vista como uma resposta à reunião de Tsai, na quarta-feira (5), na Califórnia, com o porta-voz da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy.
McCaul disse que o Congresso dos EUA está fazendo todo o possível para acelerar a entrega das armas que Taiwan precisa para se defender. Ele também disse: “daremos treinamento a seus militares, não para a guerra, mas para a paz”.
- Jiu-Jitsu no JEBRA 2025: técnica, disciplina e a estreia da modalidade - 14 de março de 2025 10:12 am
- Taekwondo agora no JEBRA Japão 2025 - 14 de março de 2025 9:51 am
- Futebol no JEBRA Japão 2025: competição, crescimento e integração - 14 de março de 2025 9:33 am