Possíveis destroços de foguete chinês encontrados em ilha no sudoeste do Japão
Segundo a NHK, um grande pedaço de metal, que se acredita ser detrito de foguete chinês, chegou à costa, em uma ilha no sudoeste do Japão.
Um morador da ilha de Okinoerabujima, na província de Kagoshima, encontrou o objeto branco em 20 de abril.
A peça tem cerca de 3 metros de comprimento e 2 metros de largura. Em sua superfície está pintado o que parece ser parte da bandeira nacional chinesa, com estrelas amarelas em um fundo vermelho.
Ela também tem caracteres chineses que significam “saída de ar”.
Tsujino Teruhisa, que trabalhava para a agência espacial japonesa JAXA, viu imagens do objeto. Ele é um especialista no desenvolvimento espacial da China.
Tsujino diz que, a julgar por sua forma e outras características, é muito provável que os destroços façam parte da cobertura da carga útil de um foguete chinês de Longa Distância. A cobertura, ou carenagem, foi projetada para proteger satélites e outras cargas úteis.
O escritório da cidade de Wadomari, na ilha, diz que nenhum dano foi confirmado até o momento. As autoridades municipais disseram que consultaram o governo da província para obter orientação.
A China disse, em 16 de abril, que havia lançado com sucesso um foguete que transportava um satélite meteorológico.
O país estabeleceu uma zona de exclusão aérea sobre as águas ao norte de Taiwan na manhã daquele dia para o que chamou de atividades espaciais, e proibiu a navegação de embarcações na área por seis horas.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am