Nave espacial privada deverá pousar na lua em 26 de abril
Uma empresa japonesa informa que terá como alvo aterrissar sua nave espacial na lua, já no dia 26 de abril. Se for bem sucedida, ela se tornará a primeira nave espacial privada a realizar tal proeza.
O módulo de aterrissagem lunar foi desenvolvido pela empresa ispace, com sede em Tokyo. A nave partiu em dezembro da Flórida em um foguete da empresa americana SpaceX.
A espaçonave continuou seu vôo, utilizando métodos de economia de energia, incluindo a gravidade do sol, e entrou em uma órbita elíptica da lua em março.
A empresa disse, em uma conferência de imprensa, na quarta-feira (12), que a aeronave será colocada em órbita a uma altitude de cerca de 100 quilômetros da lua. Ela diz que pretende aterrissar a espaçonave no dia 26 de abril, horário do Japão, o mais cedo possível.
O módulo de aterrissagem está carregando um pequeno robô rover que irá conduzir pesquisas movendo-se na superfície da lua. O veículo foi desenvolvido por entidades incluindo a JAXA, a agência espacial japonesa.
Nenhuma nave espacial com financiamento privado ainda pousou na Lua. Como um projeto nacional, a antiga União Soviética realizou com sucesso uma aterrissagem na lua em 1966. Os Estados Unidos o fizeram no mesmo ano. A China os seguiu em 2013.
Hakamada Takeshi, CEO da ispace, disse acreditar que a espaçonave pousará sem problemas, porque seu pessoal fez o máximo para o projeto.
Hakamada acrescentou que quer realizar a missão para que muitas pessoas possam sentir que a atividade comercial na lua está se tornando uma realidade.
- Primeiro-ministro do Japão encontra Biden, Yoon e Xi - 16 de novembro de 2024 12:02 pm
- Ministro japonês visita Ucrânia e reafirma apoio contínuo - 16 de novembro de 2024 11:52 am
- Líderes da APEC discutem comércio e crescimento sustentável - 16 de novembro de 2024 11:45 am