Jornalista americano Evan Gershkovich aparece em corte na Rússia
O jornalista americano Evan Gershkovich apareceu em público pela primeira vez desde que as autoridades russas o detiveram por espionagem. Ele declarou sua inocência.
Gershkovich compareceu à audiência em um tribunal em Moscou na terça-feira (18). O repórter do Wall Street Journal tem sido mantido em uma instalação frequentemente utilizada para abrigar prisioneiros políticos. Seus advogados pediram que ele fosse libertado sob fiança ou colocado sob prisão domiciliar, mas o juiz rejeitou ambos os pedidos.
Gershkovich foi preso no mês passado por, alegadamente, ter coletado informações sobre um “segredo de Estado” ligado às forças armadas. Ele é o primeiro jornalista americano detido na Rússia sob acusação de espionagem desde a Guerra Fria. Ele enfrenta até 20 anos de prisão.
A Embaixadora dos EUA na Rússia, Lynne Tracy, compareceu à audiência, um dia depois que ela foi autorizada a visitar Gershkovich pela primeira vez.
Tracy disse: “Esperamos que as autoridades russas dêem continuidade ao acesso consular a Evan. As acusações contra Evan são infundadas e pedimos à Federação Russa que o liberte imediatamente”.
No ano passado, as autoridades prenderam a estrela do basquete americano Brittney Griner sob acusações de drogas. Eles a libertaram em dezembro, em uma troca de prisioneiros. Um diplomata russo insinuou uma possível troca por Gershkovich, mas somente depois que o tribunal emitir um veredito sobre as acusações contra ele.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am