Japão inaugura campo das Forças de Autodefesa Terrestres em Ishigaki
O Ministério da Defesa do Japão marcou a abertura de um campo das Forças de Autodefesa Terrestre, ou Ground Self-Defense Force – GSDF, na ilha de Ishigaki, na Prefeitura de Okinawa.
O novo campo foi criado em 16 de março como parte dos esforços para fortalecer a defesa das ilhas do sudoeste do país.
Em uma cerimônia realizada no domingo (2), o Ministro da Defesa, Hamada Yasukazu, disse que o sistema de defesa das Ilhas Nansei, incluindo a Ilha Ishigaki, repousa sobre os ombros das Forças de Autodefesa do país.
O comandante do Campo Ishigaki, coronel Inoue Yuichiro, disse que o GSDF continuará a trabalhar por laços mais fortes com os residentes locais e desempenhará um papel fundamental como elemento de dissuasão para proteger a ilha e seu povo.
O prefeito de Ishigaki, Nakayama Yoshitaka, expressou a esperança de que o campo ajudará a evitar a ocorrência de uma emergência e a proteger a vida das pessoas.
Equipamentos como um lançador de mísseis terra-ar estavam em exposição no evento.
Alguns residentes da ilha se preocupam que mísseis standoff, que poderiam ser usados para contra-ataques, possam ser instalados no campo. Hamada disse após a cerimônia que o governo ainda tem que decidir onde implantar tais mísseis. Ele acrescentou que não pode dizer nada nesta fase, mas seu ministério vai trabalhar para aliviar as preocupações das pessoas.
Cerca de 30 pessoas se reuniram fora do campo para uma manifestação de protesto. Eles ergueram faixas e cartazes com mensagens contra uma base de mísseis, e pedindo diplomacia para evitar a guerra.
Dois co-dirigentes de um grupo cívico entregaram uma carta de protesto ao comandante do acampamento.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am