Japão e Canadá fazem acordo em cooperação de segurança alimentar
Os ministros da Agricultura do Japão e do Canadá concordaram em cooperar para assegurar um fornecimento estável de alimentos e materiais fertilizantes do Canadá.
O Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Nomura Tetsuo, reuniu-se com sua colega canadense Marie-Claude Bibeau no sábado (22), à margem da reunião de ministros agrícolas do G7 na cidade japonesa de Miyazaki, no sudoeste do Japão.
O Canadá é um grande produtor de colza e trigo. Tem cerca de 40% da reserva mundial de cloreto de potássio, que é usado para fertilizantes químicos. O Japão depende do fornecimento de cloreto de potássio do Canadá, assim como de colza e trigo.
Uma declaração conjunta divulgada no sábado diz que os dois países irão cooperar no “fortalecimento da cooperação governamental através de trocas de informações que mantenham a posição do Canadá como um fornecedor confiável de produtos e insumos agrícolas”.
Nomura disse que o Canadá se tornou mais importante como fornecedor desde a invasão russa da Ucrânia.
Ele disse que é um privilégio emitir a declaração conjunta que garante um fornecimento estável quando a segurança alimentar se tornou um foco principal.
Bibeau disse que o governo canadense fará todo o possível para facilitar as relações comerciais entre as indústrias canadenses e japonesas para garantir o fornecimento de alimentos e mercadorias que o Japão possa precisar.
Ela disse que os representantes das indústrias canadenses gostam de fazer negócios com o Japão e querem construir uma relação bilateral forte e confiável.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am