Japão confirma a primeira morte por hepatite aguda inexplicada
As autoridades sanitárias japonesas confirmaram o que parece ser a primeira morte do Japão de um caso inexplicável de hepatite aguda, que está atingindo crianças.
Desde abril do ano passado, mais de 1.000 casos de hepatite aguda de causa desconhecida foram relatados, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Alguns pacientes necessitaram de transplantes hepáticos e outros morreram, segundo informações.
O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, ou National Institute of Infectious Diseases – NIID, revelou a morte de uma criança devido à doença.
O NIID diz que, até fevereiro, 156 casos de hepatite aguda foram relatados. Três transplantes de fígado foram necessários.
Os pacientes tinham entre 16 meses e nove anos e dois meses de idade, e tinham em média quatro anos e seis meses.
Muitos dos sintomas são de natureza digestiva, incluindo febres, dores de estômago, diarréia e vômitos.
A Sociedade Japonesa de Hepatologia Pediátrica, ou Japan Society of Pediatric Hepatology – JSPH, diz que cerca de dez casos graves de hepatite aguda de origem inexplicável são relatados entre crianças todos os anos.
A JSPH diz ter criado uma equipe de especialistas para determinar quais sintomas o paciente falecido desenvolveu, e a causa do caso.
Estudos no exterior apontaram a possibilidade de que a hepatite aguda possa estar ligada a um tipo de adenovírus conhecido por causar diarréia e vômito.
- Tarifas de Trump podem reduzir PIB global em 0,3% - 25 de dezembro de 2024 9:35 am
- Grupos rebeldes sírios concordam em se unir sob ministério - 25 de dezembro de 2024 9:30 am
- Bangladesh solicita a extradição da ex-primeira-ministra Hasina - 25 de dezembro de 2024 9:26 am