Grande reator nuclear entra em operação na Finlândia
Um dos maiores reatores nucleares do mundo começou a operar comercialmente na Finlândia. Este é o primeiro novo reator a entrar em operação na Europa em cerca de 15 anos.
O reator nº 3 da usina nuclear de Olkiluoto, no sudoeste da Finlândia, começou a operar no domingo (16).
O reator pode gerar uma potência máxima de 1.600 megawatts, suficiente para atender a 14% da demanda de eletricidade do país.
A unidade é um novo tipo fabricado por empresas francesas e outras.
Diz-se que está equipada com as últimas medidas de segurança, incluindo quatro dispositivos de resfriamento de emergência independentes e um coletor de núcleo, um dispositivo para resfriar o combustível nuclear fundido em caso de acidente.
A construção do reator começou em 2005, mas o início de sua operação foi adiado por 14 anos em relação ao ano inicial, devido a uma série de problemas.
Os países europeus estão divididos quanto ao uso da energia nuclear. Algumas nações estão dispostas a usar mais energia nuclear em uma tentativa de enfrentar a mudança climática e a crise energética.
A França planeja construir seis reatores nucleares, e a Grã-Bretanha e a Polônia também têm como objetivo construir novas usinas.
Por outro lado, a Alemanha encerrou suas últimas usinas nucleares no sábado, marcando a conclusão do plano do país de abandonar a energia nuclear.
- Embaixador dos EUA elogia aliança EUA-Japão ao encerrar mandato - 24 de dezembro de 2024 7:55 am
- Urânio é encontrado em destroços no reator de Fukushima - 24 de dezembro de 2024 7:48 am
- Imperador Emérito Akihito celebra 91 anos em Tóquio - 24 de dezembro de 2024 6:38 am