Fundação sul-coreana faz pagamento a alguns demandantes por trabalho em tempo de guerra
Uma fundação vinculada ao governo sul-coreano fez pagamentos a alguns demandantes por questões trabalhistas em tempo de guerra, no lugar de empresas japonesas que foram condenadas a pagar indenizações.
Fontes familiarizadas com o assunto disseram que os pagamentos foram feitos este mês.
Os reclamantes dizem que eles ou seus familiares foram forçados a trabalhar para as empresas durante a Segunda Guerra Mundial. Em 2018, a Suprema Corte da Coréia do Sul ordenou às empresas japonesas que pagassem indenizações.
Em março, o governo sul-coreano anunciou um plano para ter uma fundação, sob sua alçada, para pagar indenizações aos reclamantes em lugar das empresas japonesas.
As fontes disseram que os pagamentos são os primeiros sob o programa. Eles não revelaram o valor.
Alguns dos demandantes disseram à NHK que pretendem aceitar os pagamentos da fundação e estão seguindo o procedimento exigido para que o façam.
Mas alguns outros se opõem ao programa, dizendo que querem um pedido de desculpas e uma compensação das empresas japonesas.
O governo sul-coreano continuará pedindo a tais reclamantes que aceitem a solução proposta.
O governo japonês diz que qualquer direito a reclamações foi resolvido completa e finalmente em 1965, quando o Japão e a Coréia do Sul normalizaram os laços diplomáticos.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am