Evento do Orgulho Gay de Tóquio pede mais progresso nos direitos LGBTQ no Japão
O centro de Tóquio ficou um mar de cores no dia do desfile anual do Orgulho Gay no domingo (23). Manifestantes pediram que fossem dados mais passos em direção à igualdade de direitos para os LGBTQ no Japão.
Multidões enchiam as ruas no centro do distrito de Shibuya. Os organizadores disseram que cerca de 10.000 pessoas se registraram para participar, incluindo algumas vindas do exterior.
Os participantes incluíam muitos jovens vestindo roupas coloridas e carregando faixas com as cores do arco-íris representando a diversidade.
Um manifestante que se chama Lily disse: “Espero que todos aqui hoje gostem de ser quem você é e mostrar suas próprias cores”.
Um estudante universitário que usa o nome Sakura disse: “Acredito que o Japão também se tornará mais aberto num futuro próximo ao reconhecimento da diversidade, como permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo”.
Um homem que desejava ser identificado apenas por seu primeiro nome, Daiki, disse: “Quero dizer às pessoas ao redor do mundo que você pode ser quem você é e sempre há comunidades ao seu redor para apoiá-lo”.
Os legisladores japoneses têm tentado acelerar um projeto de lei para promover a compreensão das pessoas LGBTQ, mas as discussões têm sido interrompidas por alguns membros do principal partido no poder.
O Japão é o único país do G7 que não reconhece legalmente casamentos entre pessoas do mesmo sexo ou uniões civis.
O governo está sob crescente pressão para fazer mais pela comunidade LGBTQ.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm