EUA e Coréia do Sul permanecem vigilantes contra a Coréia do Norte
Os militares dos EUA e da Coréia do Sul permanecem vigilantes contra as provocações por parte da Coréia do Norte, depois de encerrar os exercícios de desembarque anfíbios em larga escala na segunda-feira (3).
O exercício Ssangyong, que se traduz como “dragão duplo”, começou no dia 20 de março em Pohang, no sudeste da Coréia do Sul. Foi o primeiro grande exercício em cinco anos.
Os militares sul-coreanos dizem que cerca de 30 embarcações e 50 veículos blindados anfíbios foram mobilizados. A mídia local informa que o exercício envolveu mais de 10.000 soldados.
Os exercícios conjuntos EUA-Coréia do Sul foram cancelados ou reduzidos sob a administração do ex-presidente sul-coreano Moon Jae-in, que queria promover o diálogo com a Coréia do Norte.
Mas a administração do Presidente Yoon Suk-yeol está expandindo os exercícios.
Também na segunda-feira, o Ministério da Defesa da Coréia do Sul disse que o país havia iniciado um exercício naval trilateral, de dois dias, com os Estados Unidos e o Japão, envolvendo o porta-aviões a propulsão nuclear USS Nimitz.
No domingo (2), a Coréia do Norte expressou forte oposição aos últimos exercícios através de uma agência noticiosa administrada pelo Estado.
- Sonda da NASA faz aproximação recorde ao Sol - 26 de dezembro de 2024 9:50 am
- 20 anos do tsunami no Oceano Índico - 26 de dezembro de 2024 9:12 am
- Queda de avião no Cazaquistão deixa 38 mortos - 26 de dezembro de 2024 8:33 am