Danos à base do reator nuclear de Fukushima mais extensos informa a TEPCO
O operador da usina nuclear de Fukushima Daiichi diz que a base de um dos reatores está mais danificada do que se pensava inicialmente.
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, Tokyo Electric Power Company – TEPCO, informou na sexta-feira (14), à Autoridade de Regulamentação Nuclear, ou NRA, suas descobertas sobre o interior do vaso de contenção do reator No.1.
O reator teve um derretimento, juntamente com outros dois, no terremoto e no tsunami de março de 2011. O vaso está cheio de água para esfriar o combustível.
Na semana passada. A TEPCO disse que um vídeo feito com um robô submarino mostra que a parede interna do pedestal, uma estrutura cilíndrica que suporta o reator, está danificada na metade de sua circunferência.
A TEPCO também disse que a base de concreto está se desfazendo a um metro do fundo, expondo as hastes de reforço de aço.
A concessionária diz, agora, que danos similares foram confirmados para o restante da circunferência. Mas diz que mesmo que o pedestal se torne incapaz de suportar o reator, outras estruturas ao redor protegeriam do colapso total, e que qualquer impacto sobre o ambiente externo seria limitado.
Um funcionário do secretariado da NRA apontou que a base do argumento da TEPCO para o impacto limitado não é clara.
O NRA disse ao operador para apresentar medidas para evitar que materiais radioativos se dispersem no ambiente caso o pedestal se torne incapaz de suportar o reator.
As autoridades locais e os residentes da Prefeitura de Fukushima expressaram preocupações sobre a capacidade do reator de resistir a terremotos.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am