Dalai Lama pede desculpas por vídeo que se tornou viral
O gabinete do Dalai Lama informa que ele pede desculpas por um vídeo que se tornou viral mostrando o líder espiritual tibetano beijando um menino nos lábios.
Os meios de comunicação indianos disseram que o vídeo foi gravado em uma reunião budista, onde o menino teria pedido ao Dalai Lama que o abraçasse. O vídeo mostra o líder espiritual beijando o menino e colocando sua língua de fora e aparentemente encorajando-o a chupá-la.
Não está claro quando e onde as filmagens foram feitas. O vídeo clipe provocou uma onda de críticas online.
O gabinete disse, em uma declaração na segunda-feira (10), que o líder “deseja pedir desculpas ao menino e sua família, assim como a seus muitos amigos em todo o mundo, pelo mal que suas palavras podem ter causado”.
Acrescentou que o Dalai Lama “frequentemente provoca as pessoas que ele encontra de forma inocente e lúdica, mesmo em público e diante das câmeras”.
O Dalai Lama estabeleceu um governo no exílio, no norte da Índia, para onde fugiu após uma revolta contra o governo chinês fracassada em 1959.
Em 2019, o líder ficou sob fogo depois de ter feito comentários envolvendo a possibilidade de uma mulher lhe suceder, durante uma entrevista com a emissora britânica BBC. Mais tarde, ele pediu desculpas.
- Christchurch lembra vítimas de terremoto que matou 185 pessoas em 2011 - 23 de fevereiro de 2025 2:12 am
- Associated Press processa governo Trump por banimento de repórteres - 23 de fevereiro de 2025 2:03 am
- Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por falhas em incêndios - 23 de fevereiro de 2025 1:57 am