Comandantes ucranianos em silêncio sobre a próxima fase da guerra
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskky, diz que suas tropas libertaram a região de Kyiv dos ocupantes. Eles terão algumas novas ferramentas à sua disposição enquanto se preparam para “recuperar tudo”.
Os oficiais poloneses disseram, na segunda-feira (3), que cumpriram suas promessas com a entrega de um primeiro lote de caças MiG-29. Eles não confirmaram quantos. Mas o presidente, Andrzej Duda, disse no mês passado que quatro seriam transferidos. As autoridades eslovacas já entregaram quatro de seus caças. Eles estão se preparando para enviar mais.
As forças terrestres ucranianas próximas à cidade de Bakhmut estão verificando suas armas enquanto aguardam ordens para uma contra-ofensiva. Eles dizem que só precisam saber em que direção ir.
Um soldado disse: “Nosso equipamento está desgastado e se avaria rapidamente. Portanto, estamos esperando por algum equipamento novo de nossos parceiros”.
Zelenskyy tem pressionado, repetidamente, os líderes ocidentais para pedir ajuda. Ele disse que a maior parte dos recursos ucranianos são direcionados para a batalha. Mas ele não quer revelar nada sobre seus planos. Ele disse que seus soldados vão “desocupar” suas terras.
O embaixador russo em Belarus, Boris Gryzlov, disse que os comandantes irão colocar armas nucleares táticas ao longo do flanco oriental da OTAN. Gryzlov não disse onde eles as colocarão.
Belarus compartilha fronteiras com os países membros Polônia, Lituânia e Letônia. E o presidente russo, Vladimir Putin, quer que as instalações de armazenamento sejam concluídas até o início de julho.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am