Brasil: Lira faz críticas a Lula e se opõe ao retrocesso no Marco do Saneamento
Na sexta-feira, dia 7, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se manifestou sobre o Marco Legal do Saneamento, defendendo uma revisão da legislação, mas deixando claro que o parlamento não aceitará retrocessos no setor. A declaração de Lira foi feita por meio das redes sociais.
O posicionamento do presidente da Câmara veio após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinar decretos que facilitam a permanência de empresas estatais que não cumpriram a meta de universalização. Com essa medida, diversas estatais que não respeitaram os prazos anteriores do novo marco poderão prestar serviços sem licitação. Além disso, o prazo para que as empresas apresentem o requerimento de comprovação econômico e financeiro foi ampliado pelo petista até 31 de dezembro de 2023.
Embora defenda a revisão do Marco Legal do Saneamento, Lira alertou que o Parlamento analisará cuidadosamente as sugestões, mas não permitirá retrocessos.
Em uma palestra na Associação Comercial de São Paulo, o presidente da Câmara alfinetou o governo, afirmando que ele não tem uma base consistente nem na Câmara, nem no Senado. Ele também alertou que, sem uma base forte nas duas casas legislativas, o governo não terá chance de aprovar nenhuma matéria no Parlamento.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am