Secretário-geral da ONU encoraja a extensão do acordo de grãos
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, diz que um acordo para exportar grãos através do Mar Negro ajudou a alimentar aqueles que sofrem com a fome. Ele e o Secretário Geral da ONU Antonio Guterres pediram que o acordo fosse prorrogado.
Guterres fez sua terceira visita a Kyiv desde o início da guerra. Na quarta-feira (8), ele disse que os funcionários da ONU querem uma “paz justa” e, até que isso aconteça, eles trabalharão para amenizar o impacto do conflito. Ele e Zelenskyy concordaram que a renovação do acordo de grãos é de “importância crítica”.
Guterres disse: “Contribuiu para diminuir o custo global dos alimentos e ofereceu alívio crítico às pessoas que também estão pagando o alto preço por esta guerra, particularmente no mundo em desenvolvimento”.
Negociadores da ONU e da Turquia intermediaram a Iniciativa dos Grãos do Mar Negro em julho passado. O acordo liberou 23 milhões de toneladas métricas de grãos dos portos ucranianos.
Essas remessas, juntamente com outras de alimentos e fertilizantes russos, ajudaram a estabilizar os preços globais. As partes prorrogaram o acordo em novembro e o farão novamente em 18 de março se nenhuma delas se opuser.
Entretanto, as autoridades russas dizem que as sanções ocidentais sobre seus pagamentos, logística e indústrias de seguros são uma “barreira”.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm