Putin marca 9º aniversário da anexação da Crimea com visita à península
O presidente russo, Vladimir Putin, visitou a península ucraniana da Crimeia, que a Rússia anexou unilateralmente há nove anos.
A mídia estatal russa informa que Putin visitou no sábado (18), Sevastopol, onde se encontra a sede da Frota do Mar Negro da Marinha russa.
Seu itinerário incluía paradas em uma escola de arte e em um centro infantil.
Autoridades locais nomeadas pela Rússia disseram que a visita de Putin foi uma surpresa. Foi no nono aniversário da anexação, e aparentemente foi sua primeira desde que a Rússia invadiu a Ucrânia há quase 13 meses.
Putin disse, na sexta-feira (17), que a segurança da Crimeia é uma prioridade, e que Moscou fará tudo o que for necessário para afastar qualquer ameaça.
A visita ocorre quando as forças ucranianas estão prontas para montar uma contra-ofensiva no leste do país. Kyiv exige que a Rússia se retire da Crimeia, bem como das áreas que está ocupado desde a invasão do ano passado.
A viagem também ocorre um dia depois que o Tribunal Penal Internacional anunciou que havia emitido um mandado de prisão para Putin, sob suspeita de cometer crimes de guerra.
O tribunal diz que há motivos razoáveis para acreditar que Putin tem responsabilidade pela deportação ilegal e transferência de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia.
O Kremlin considerou a decisão do TPI “ultrajante e inaceitável”, observando que a Rússia não reconhece a jurisdição do tribunal.
- China proíbe exportação de minerais raros para os EUA - 4 de dezembro de 2024 10:19 am
- Coreia do Norte destrói torres de transmissão em Kaesong - 4 de dezembro de 2024 10:10 am
- Japão apoia pessoas com deficiência na Ucrânia - 4 de dezembro de 2024 10:03 am