O maior reator de energia nuclear do mundo iniciará operação na Finlândia em abril
Um dos maiores reatores nucleares do mundo começará a operar comercialmente na Finlândia em abril. Esta será a primeira vez, em cerca de 15 anos, que um novo reator nuclear operará na Europa.
O operador da usina apresentou para a mídia o reator nº 3 da usina nuclear de Olkiluoto, no sudoeste da Finlândia, na terça-feira (14).
O reator é um novo tipo chamado de reator pressurizado europeu, que é fabricado por empresas francesas e outras. Ele gera uma potência máxima de 1.600 megawatts, um dos maiores do mundo, suficiente para atender 14% das necessidades de eletricidade do país.
As autoridades dizem ter introduzido as últimas medidas de segurança, incluindo a instalação de quatro dispositivos de resfriamento de emergência independentes e um coletor de núcleo, um dispositivo para resfriar o combustível nuclear derretido em caso de acidente.
A construção começou em 2005, mas ocorreu uma série de problemas, tais como problemas com componentes-chave. Isto fez com que o início da operação fosse adiado por mais de 10 anos. A meta inicial para o início da operação tinha sido estabelecida para 2009.
A mídia local diz que sua construção custou mais de 11 bilhões de euros, ou cerca de 11,6 bilhões de dólares. O montante foi mais do triplo da estimativa inicial.
Na Europa, a França planeja construir seis reatores nucleares, e a Grã-Bretanha e Polônia também planejam construir vários reatores. A mudança é parte de seus esforços para responder à situação na Ucrânia e a outros fatores, fazendo uso ativo da energia nuclear.
Mas desafios permanecem, tais como períodos prolongados de construção e custos de expansão, além de garantir a segurança.
- Trump diz não ter pressa por acordo com Japão - 2 de maio de 2025 7:04 am
- EUA e Ucrânia assinam acordo estratégico de minerais - 2 de maio de 2025 6:36 am
- O Sul em Cima destaca Beto Rensi e Tatiéli Bueno - 2 de maio de 2025 6:08 am