Ministros das Relações Exteriores do Japão e da Índia comprometem-se a estreitar os laços de segurança e economia
Os ministros das relações exteriores do Japão e da Índia concordaram que seus países deveriam se concentrar no fortalecimento da segurança e dos laços econômicos, entre outras áreas.
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, e o Ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, conversaram durante cerca de uma hora em Nova Delhi, na sexta-feira (3).
Eles discutiram os créditos de balão da China no Sri Lanka, que os críticos descreveram como uma “armadilha da dívida”. Pequim tem aumentado sua influência sobre a nação ilha ao sul da Índia.
Os ministros confirmaram que o Japão e a Índia trabalharão em estreita colaboração para promover um financiamento transparente e justo para o desenvolvimento.
Jaishankar reconheceu a explicação de Hayashi a respeito da nova estratégia de segurança nacional do Japão.
O Japão organizou exercícios de combate conjuntos com a Índia em janeiro. Os exercícios foram as primeiras sessões de treinamento desse tipo com a Índia no Japão. Os ministros concordaram em fortalecer ainda mais os laços econômicos e de segurança entre os dois países.
Eles também prometeram continuar a trabalhar juntos como países anfitriões de fóruns internacionais este ano — Japão o Grupo dos Sete e Índia o Grupo dos 20.
Hayashi também manteve conversações com a Ministra das Relações Exteriores do Canadá, Melanie Joly, no início do dia. Eles confirmaram a cooperação dos dois países em questões como Ucrânia, China e Coréia do Norte.
- Partidos da Alemanha fazem último apelo antes das eleições gerais - 24 de fevereiro de 2025 3:05 am
- EUA propõem resolução da ONU sobre a guerra na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 2:59 am
- Milícia étnica de Mianmar invade centro de fraudes transnacional - 24 de fevereiro de 2025 2:46 am