Ministro das Relações Exteriores do Japão participará da reunião da Quad na Índia
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, participará de uma reunião com seus homólogos dos Estados Unidos, Austrália e Índia na sexta-feira (3).
Hayashi partirá para a Índia na quinta-feira (2), à noite para a reunião do Quad.
Os participantes planejam trocar opiniões sobre a situação na região indo-pacífico, já que a China está aumentando a atividade militar em coordenação com a Rússia. Espera-se que eles reafirmem sua oposição a qualquer tentativa unilateral de mudar o status quo pela força.
A reunião do Quad será realizada após as conversações dos ministros das Relações Exteriores do G20 que começaram em Nova Delhi na quarta-feira (1). Hayashi decidiu pular a conferência do G20 para participar das deliberações no Comitê de Orçamento da Câmara Alta. O Ministro de Estado das Relações Exteriores, Yamada Kenji, está no lugar de Hayashi nas conversações do G20.
Alguns no governo e partidos do governo e da oposição argumentam que a ausência de Hayashi terá um impacto negativo na diplomacia japonesa, uma vez que o país serve como presidente do G7 este ano.
Hayashi quer usar a reunião do Quad para enfatizar a necessidade de manter e fortalecer a ordem internacional antes da cúpula do G7 em Hiroshima, em maio.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am