Líderes do Reino Unido e França saúdam “novo recomeço”
Líderes do Reino Unido e da França realizaram sua primeira cúpula em cinco anos. Eles saudaram a reunião e se comprometeram, novamente, a lidar com questões de segurança e migração.
Rishi Sunak e Emmanuel Macron reuniram-se em Paris na sexta-feira (10).
Os predecessores de Sunak colocaram o Reino Unido em um caminho para deixar a União Européia. Ele e Macron reconheceram que as relações também tiveram problemas com relação aos direitos de pesca, vacinas COVID e outras questões.
Sunak disse a Macron que eles deveriam marcar um “novo começo”.
Ele disse: “Queremos ter uma relação estreita, cooperativa e colaborativa com nossos parceiros e aliados europeus…. e, é claro, que comece com nosso vizinho mais próximo, a França”.
Macron disse: “Queremos impulsionar ainda mais este novo começo, e colocá-lo em bom uso para coordenar o apoio à Ucrânia”.
Os líderes observaram os ganhos das tropas russas no campo de batalha, na região oriental ucraniana de Donetsk. Eles concordaram em treinar fuzileiros ucranianos e em coordenar melhor a ajuda militar.
Eles também disseram que trabalhariam para deter o fluxo de migrantes que atravessam o Canal da Mancha. Desde que tomou posse em outubro, Sunak tornou o assunto uma prioridade.
Ele concordou em pagar à França mais de 500 milhões de euros para criar um centro de detenção e acrescentar 500 oficiais de segurança franceses às patrulhas.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm