Líder da oposição bielorussa exilada é condenada a 15 anos de prisão
Um tribunal em Belarus condenou a líder da oposição exilada Sviatlana Tsikhanouskaya a 15 anos de prisão.
A agência noticiosa estatal bielorrussa informou, na segunda-feira (6), que a sentença foi proferida em sua ausência no tribunal da capital, Minsk. Ela foi considerada culpada de conspirar para derrubar o governo.
Tsikhanouskaya concorreu nas eleições presidenciais de 2020 no lugar de seu marido detido, exigindo a libertação dos presos políticos e uma eleição justa. Ela obteve amplo apoio público em meio a um crescente descontentamento com as políticas autoritárias do presidente Alexander Lukashenko.
Após as eleições, surgiram protestos maciços, que seus partidários denunciaram como fraudulentos.
Tsikhanouskaya foi para a Lituânia em face de uma intensificação da repressão do governo de Lukashenko.
Após a decisão do tribunal, Tsikhanouskaya escreveu na mídia social que, “hoje eu não penso em minha própria sentença”. Ela prometeu continuar a lutar pela liberdade.
A repressão de Lukashenko contra os movimentos pró-democráticos está enfrentando críticas crescentes do resto do mundo.
No início deste mês, um proeminente ativista de direitos humanos que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2022 foi condenado a 10 anos de prisão.
- Fabricantes japonesas lançarão motos elétricas na Índia - 5 de fevereiro de 2025 4:56 am
- Netanyahu e Trump discutem cessar-fogo permanente em Gaza - 5 de fevereiro de 2025 4:47 am
- Justiça do Japão mantém pena suspensa para ex-executivo da Nissan - 5 de fevereiro de 2025 4:36 am