Japão fornecerá ajuda para a reconstrução ucraniana
A agência de ajuda do Japão assinou um acordo com o governo ucraniano para fornecer uma subvenção de cerca de 165 milhões de dólares para ajudar a reconstruir o país.
A cerimônia de assinatura, on-line, foi realizada na quinta-feira (9). Yamada Junichi, a Vice-Presidente Executiva Sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão, ou JICA, e o ministro de infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, assinaram os documentos.
O governo japonês planeja fornecer equipamentos para remover minas terrestres e munições não explodidas, e restaurar as instalações de infra-estrutura danificadas por ataques russos. Estas incluem instalações de energia, assim como sistemas de água e esgoto. O fundo também será usado para apoiar a educação online.
Kubrakov expressou gratidão pela ajuda do Japão para melhorar a vida do povo ucraniano. Ele disse que trabalhará para uma cooperação mais estreita entre os dois países.
Yamada descreveu a ajuda como o maior auxílio jamais concedido para um único contrato da JICA.
Ele disse que embora a guerra continue, a vida das pessoas também continua. Ele acrescentou que sua agência começará com o que puder fazer para contribuir com os esforços de recuperação e reconstrução.
Os funcionários da JICA dizem que a entrega do equipamento deverá começar já neste verão.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm