EUA e Coréia do Sul iniciarão exercício militar conjunto nesta segunda-feira (13)
Os Estados Unidos e a Coréia do Sul estão prontos para começar seu exercício militar conjunto regular nesta segunda-feira (13), com o treinamento de campo em larga escala pronto para ser retomado. Mas isto pode levar a Coréia do Norte a agir de forma provocadora.
O exercício “Freedom Shield” de 11 dias acontecerá no pressuposto de uma emergência na Península Coreana. Será o primeiro exercício de primavera de seu tipo desde que o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, tomou posse em maio passado.
O exercício terá um grande programa de treinamento de campo pela primeira vez em cinco anos. O exercício foi suspenso sob a administração do ex-presidente Moon Jae-in.
A Agência de Notícias Yonhap, da Coréia do Sul, informa que o exercício envolverá cerca de 20 tipos de treinamento, incluindo o desembarque anfíbio.
Acrescenta que o exercício poderá prosseguir, concomitantemente, com o envio de um porta-aviões e de um submarino movido a energia nuclear dos EUA para águas próximas à Península Coreana.
O exército sul-coreano diz que reforçará ainda mais sua capacidade de resposta através do exercício que refletirá o avançado desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coréia do Norte, bem como as mudanças no ambiente de segurança.
A Coréia do Norte protestou fortemente contra o exercício e sugeriu que poderia responder de forma provocadora se o exercício fosse adiante.
A edição de domingo do jornal do Partido dos Trabalhadores Coreano Rodong Sinmun relata que uma reunião ampliada da Comissão Militar Central do partido adotou importantes medidas práticas para fazer um uso mais eficaz, poderoso e ofensivo do dissuasor de guerra do país.
A agência de inteligência da Coréia do Sul disse na terça-feira que a Coréia do Norte deverá realizar exercícios militares em grande escala em março e abril.
A agência acrescentou que os exercícios poderiam implicar o primeiro lançamento de Pyongyang de um míssil balístico intercontinental de combustível sólido. O combustível sólido permite o lançamento mais rápido de mísseis em comparação com o combustível líquido convencional.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am