Congresso da China elege aliados de Xi para papéis-chave do governo
O Congresso Nacional Popular da China no domingo elegeu quatro funcionários que estão próximos ao Presidente Xi Jinping para cargos-chave do governo.
Ding Xuexiang, 60 anos, oficial nº 6 do Partido Comunista, no poder e membro do Comitê Permanente do Politburo do partido, foi escolhido como o primeiro vice-primeiro-ministro.
He Lifeng, 68, chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, substituiu Liu He como o próximo chefe econômico e foi escolhido para ser outro vice primeiro-ministro.
Ambos os funcionários são aliados de longa data de Xi e o acompanham em quase todas as visitas domésticas e internacionais.
Yi Gang, 65 anos, foi contratado como governador do Banco Popular da China e Liu Kun, 66, como ministro das finanças. Ambos os homens deveriam se aposentar, pois a idade normal de aposentadoria é 65 anos. Os observadores disseram que a crescente preocupação com a morosidade do mercado imobiliário chinês e o aumento das dívidas do governo local provavelmente desempenharam um papel na manutenção dos dois em seus postos.
O Ministro das Relações Exteriores Qin Gang foi eleito como um dos conselheiros estaduais, equivalente aos vice-primeiro-ministro, apenas dois meses após ter assumido seu cargo ministerial. Seu antecessor Wang Yi passou cinco anos como ministro das relações exteriores antes de ser eleito como conselheiro estadual. Qin serviu como porta-voz de seu ministério, e acredita-se que seja próximo de Xi.
Os aliados de Xi agora ocupam cargos-chave no governo, além de funções em seu partido e nas forças armadas.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am