Banco Central Europeu anuncia aumento das taxas de juros
Os investidores observaram a falência de dois bancos americanos e as ações da empresa de investimento global Credit Suisse despencaram para um recorde de baixa. Agora, eles tomaram conhecimento de que o Banco Central Europeu está aumentando as taxas de juros em meio ponto percentual.
A Presidente do BCE, Christine Lagarde, disse em Frankfurt, Alemanha, na quinta-feira, “Não há compromisso entre estabilidade de preços e estabilidade financeira. E eu acho que, se algo, com esta decisão, estamos demonstrando isto”.
Lagarde e seus colegas conseguiram reduzir a inflação na zona do euro para 8,5%. Entretanto, suas projeções sugerem que os preços permanecerão “muito altos por muito tempo”. Eles estão determinados a atingir sua meta de inflação de 2 por cento.
Os formuladores de políticas econômicas observaram os problemas bancários nos EUA se aproximando da Europa. Executivos do Credit Suisse tiveram que recorrer ao banco central suíço, dizendo que tomariam emprestado até 54 bilhões de dólares.
O Credit Suisse se tornou o primeiro grande banco a receber uma linha de emergência desde a crise financeira global de 2008.
Lagarde atuou como ministra das finanças da França na época. Ela disse que os legisladores responderam forçando os bancos a manter mais dinheiro e ativos prontamente disponíveis em tempos de problemas. Ela acrescentou que o setor agora está “muito, muito forte”.
- Primeiro-ministro do Japão encontra Biden, Yoon e Xi - 16 de novembro de 2024 12:02 pm
- Ministro japonês visita Ucrânia e reafirma apoio contínuo - 16 de novembro de 2024 11:52 am
- Líderes da APEC discutem comércio e crescimento sustentável - 16 de novembro de 2024 11:45 am