Ucrânia pode tentar retomar a Crimea “diplomaticamente” diz Ex-enviado dos EUA
Um ex-embaixador dos EUA na Ucrânia diz que se o país conseguir virar as coisas a seu favor no campo de batalha, poderá então tentar retomar a Crimea diplomaticamente.
William Taylor falou à NHK em meio à perspectiva crescente de que as tropas ucranianas se intensificassem em sua contra-ofensiva na próxima primavera e verão.
Taylor disse que, se os ucranianos puderem expulsar militarmente as tropas russas da maior parte da Ucrânia, eles poderão estar dispostos a sentar-se e negociar como retomar a Crimeia “diplomaticamente”.
Taylor, entretanto, enfatizou que Washington não se opõe a que a Ucrânia confie em suas forças militares em sua tentativa de retomar a Crimeia.
Ele disse que, enquanto Washington pede à Ucrânia que não use armas fornecidas pelos EUA na Rússia, essa orientação não se aplica à Crimeia, uma vez que não é território russo.
Taylor disse que as chances de a Rússia usar armas nucleares na Ucrânia são “muito baixas”. Ele acrescentou que não há razão, seja doméstica ou internacional, para que a Rússia utilize armas nucleares. Ele disse que não acha que o Presidente Vladimir Putin seja “irracional”.
Taylor disse que os ucranianos nunca desistirão de nenhuma parte do território do país, incluindo a Crimeia, e enfatizou a necessidade de os EUA e a UE fortalecerem o apoio à Ucrânia.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am