Navios da marinha francesa partem para participar de exercícios com o Japão e outros países
O governo francês enviou um navio anfíbio de assalto e uma fragata ao Oceano Índico para exercícios conjuntos com o Japão, Estados Unidos, Austrália, Grã-Bretanha e Índia.
O Dixmude e a fragata La Fayette deixaram o porto francês de Toulon na quarta-feira (8).
O Ministério da Defesa francês diz que os dois navios participarão de exercícios conjuntos com a Força de Autodefesa Marítima do Japão e as marinhas dos EUA, Austrália, Inglaterra e Índia entre março e abril.
Em uma cerimônia realizada antes da partida dos navios, o General Thierry Burkhard, chefe da defesa, descreveu a missão como um treinamento operacional no mar. Mas ele pediu aos marinheiros e soldados a bordo que estivessem preparados para um possível combate.
Após a cerimônia, o capitão do Dixmude, Emmanuel Mocard, disse à NHK que a França fortaleceu sua parceria com o Japão em águas próximas ao país, ao Oceano Índico e ao Pacífico Sul, apesar das distâncias entre as duas nações. Ele acrescentou que está feliz por poder conduzir exercícios com o Japão.
Os observadores dizem que com a China intensificando sua influência na região Ásia-Pacífico, a França pretende manter a China sob controle, unindo as mãos com o Japão, os EUA e outros países.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am