China abateu balão espião estrangeiro em 2019
De acordo com a mídia chinesa, a China, que reagiu com firmeza à recente queda americana de um balão chinês, mandou um de seus caças abater o que alegou ser um balão espião estrangeiro há quatro anos.
Os meios de comunicação disseram que o avião militar chinês derrubou o balão com um míssil depois que ele entrou no espaço aéreo chinês em setembro de 2019.
Foi, alegadamente, identificado como um balão de vigilância de um país estrangeiro. Entretanto, não está claro, a partir de relatórios publicados na época, qual o país que era.
As autoridades chinesas na época advertiram que tal balão era usado por uma potência mundial para fins de vigilância, incluindo o monitoramento das condições climáticas e das instalações terrestres. Eles também estavam desconfiados dos dirigíveis, os quais, segundo eles, poderiam ser usados para rastrear mísseis de cruzeiro de baixo vôo.
Especialistas dizem que a ação da China em 2019 parece bastante semelhante ao que a Força Aérea dos EUA fez recentemente contra um balão chinês, que foi visto atravessando os EUA continentais.
O movimento dos EUA provocou um retrocesso em relação a Pequim. O Ministério das Relações Exteriores da China disse que o uso da força contra o balão chinês foi uma “reação exagerada óbvia” e violou as práticas padrão internacionais.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am