Biden faz visita surpresa à Kyiv
O presidente dos EUA, Joe Biden, está em Kyiv. A visita surpresa a uma zona de conflito ativa e o encontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy é fortemente simbólico – com o aniversário da invasão da Rússia a poucos dias de distância.
“Um ano depois, Kyiv se levanta e a Ucrânia se levanta. A democracia está de pé. Os americanos estão com você e o mundo está com você”, disse o Presidente Biden.
Biden usou a viagem para prometer mais 500 milhões de dólares – valor da ajuda militar. E ele disse que o apoio dos Estados Unidos à Ucrânia continuará.
A sexta-feira (24), marcará um ano de combates, e ainda há fortes conflitos no leste da Ucrânia. O Ministério da Defesa britânico diz que as tropas russas estão sob pressão crescente para garantir uma vitória antes do aniversário. Mas as baixas continuam altas – mesmo entre as unidades de elite. Especialistas suspeitam que a Rússia reclamará Bakhmut como capturada, independentemente da realidade no terreno.
Os aliados da Ucrânia também estão procurando fazer uma declaração.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, prometeu 5,5 bilhões de dólares à Ucrânia – e ofereceu-se para convidar Zelenskyy para uma cúpula on-line do G7 que ele está planejando para sexta-feira.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am