Tóquio apóia o governo de Lula no Brasil, diz ministro das Relações Exteriores
O Ministro das Relações Exteriores do Japão manifestou apoio ao governo do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, após a invasão do Congresso e de outros prédios por apoiadores do ex-presidente.
O Ministro das Relações Exteriores, Hayashi Yoshimasa, esteve na segunda-feira (9), na capital brasileira, Brasília, para conversações com seu homólogo Mauro Vieira.
Hayashi disse que a democracia não deve ser ameaçada pela força, referindo-se aos partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro que invadiram o Congresso, o palácio presidencial e a Suprema Corte.
Hayashi disse que Tóquio apóia o presidente democraticamente eleito e seu governo.
Os ministros das Relações Exteriores concordaram que o Japão e o Brasil – ambos membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU este ano – irão cooperar na reforma do conselho.
Eles também confirmaram seu compromisso de manter e fortalecer uma ordem internacional baseada no Estado de Direito.
Outras áreas de cooperação discutidas na reunião incluíram questões ambientais, bem como cadeias de abastecimento mais resistentes para alimentos, energia e recursos minerais.
Falando em uma coletiva de imprensa conjunta, Hayashi disse que o Japão está pronto para trabalhar com o governo Lula para fortalecer os laços bilaterais e abordar uma série de questões globais.
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am
- Musk e Ramaswamy planejam cortes drásticos no governo dos EUA - 22 de novembro de 2024 11:22 am
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am