Primeiro-ministro japonês Kishida parte em turnê pelos países do G7
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, partiu para a França, na primeira etapa de sua turnê para cinco países do G7.
Kishida planeja visitar a França, Itália, Grã-Bretanha, Canadá e Estados Unidos, de segunda a domingo, para conversar com seus líderes na preparação para a cúpula do G7 em Hiroshima, em maio. O Japão detém a presidência este ano.
Antes da partida, nesta segunda-feira (9), o primeiro-ministro disse aos repórteres que espera manter conversações francas para aprofundar ainda mais a confiança entre os membros do G7.
Ele disse que quer compartilhar um entendimento comum da grave situação de segurança atual e outros assuntos, e confirmar a coordenação, apresentando a posição do Japão.
Referindo-se à cúpula Japão-EUA, Kishida disse que será uma oportunidade valiosa para que as duas nações consolidem ainda mais sua aliança bilateral e reafirmem uma estreita cooperação.
Ele observou que a reunião ocorre logo após seu governo ter revelado revisões de três documentos-chave de segurança para reforçar a capacidade de defesa do Japão.
- Rússia se esquiva de comentar chegada de tropas norte-coreanas nas linhas de frente - 6 de novembro de 2024 1:58 pm
- Netanyahu demite ministro da Defesa em meio à crise em Gaza - 6 de novembro de 2024 1:50 pm
- EUA iniciam contagem de votos na eleição presidencial - 6 de novembro de 2024 8:15 am