Líderes do Japão e Itália concordam em elevar as relações para parceria estratégica
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e sua homóloga italiana, Giorgia Meloni, concordaram em atualizar a relação dos dois países para uma parceria estratégica.
Os dois líderes realizaram conversações por cerca de uma hora, na terça-feira (10), em Roma. A Itália é a segunda parada da viagem de Kishida a cinco das sete nações do G7. Sua viagem antecede a cúpula do G7 de maio, que o Japão sediará em Hiroshima.
Os primeiros-ministros confirmaram que trabalharão juntos para realizar uma cúpula bem-sucedida em meio a desafios globais como o conflito na Ucrânia e os problemas de alimentação e energia.
Kishida explicou que o Japão está trabalhando para reforçar sua capacidade de defesa a fim de manter uma ordem internacional livre e aberta.
A atualização para uma parceria estratégica segue um acordo anterior do Japão, Itália e Grã-Bretanha para desenvolver em conjunto um novo jato de caça para a Força Aérea de Auto-Defesa do Japão.
Kishida e Meloni confirmaram a criação de um mecanismo de consultas bilaterais de relações exteriores e de defesa, para intensificar a cooperação de segurança.
Os líderes se reuniram com repórteres após a reunião. Meloni disse que a elevação das relações bilaterais levará a laços mais fortes em todos os campos, e proporcionará novas oportunidades às empresas e ao povo de ambos os países.
Ela disse que a criação do mecanismo bilateral de consultas de defesa externa será o primeiro resultado concreto de seu acordo de parceria.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am