Japão planeja nova unidade governamental para lidar com campanhas de desinformação
O governo do Japão está tomando providências para lançar uma nova unidade, no próximo ano, que trata da disseminação de desinformação.
Especialistas dizem que a desinformação disseminada através das redes de mídia social pode influenciar a opinião pública e causar tumultos sociais.
Alguns analistas dizem que a Rússia empregou tais métodos contra a Ucrânia e que a China o fez contra Taiwan.
O Secretário Chefe de Gabinete, Matsuno Hirokazu, diz que a divulgação de informações falsas não só ameaça os valores universais, mas também pode afetar a segurança.
O governo planeja criar a nova unidade no Secretariado do Gabinete em abril de 2024 para se preparar para possíveis campanhas de desinformação estrangeiras.
A unidade contará com especialistas dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, do Gabinete de Inteligência e Pesquisa do Gabinete e de outros órgãos. Eles trabalharão em conjunto para identificar, rapidamente, tais campanhas e enviar informações precisas.
- Temporada das cerejeiras deve começar mais cedo no Japão - 13 de março de 2025 8:11 am
- Trump escolhe ex-embaixador DeSombre para Assuntos do Leste Asiático - 13 de março de 2025 4:19 am
- Ex-presidente das Filipinas é transferido para o Tribunal de Haia - 13 de março de 2025 4:12 am