Coréia do Norte está fornecendo armas ao Grupo Wagner para uso na Ucrânia
O governo dos EUA condenou a Coréia do Norte por fornecer armas para ajudar a invasão russa da Ucrânia.
A Casa Branca divulgou na sexta-feira (20), fotos de satélite que mostram que a Coréia do Norte está fornecendo armas para a empresa militar privada russa Wagner Group.
John Kirby, Coordenador do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca para Comunicações Estratégicas, diz que uma foto obtida em 18 de novembro do ano passado mostra cinco vagões ferroviários russos viajando da Rússia para a Coréia do Norte. Ele também diz que a outra foto mostra a Coréia do Norte carregando esses vagões com contêineres de embarque e o trem retornando à Rússia no dia seguinte.
Em dezembro, a Casa Branca declarou que a Coréia do Norte entregou foguetes de infantaria e mísseis na Rússia, para uso do Grupo Wagner.
Kirby disse que o trem deveria estar carregando essas armas, mas acrescentou que a quantidade de material entregue ao grupo não mudou a dinâmica do campo de batalha na Ucrânia.
Ele também disse que o Departamento do Tesouro irá designar o Grupo Wagner como uma importante Organização Criminal Transnacional devido às atrocidades e abusos dos direitos humanos que ele vem cometendo na Ucrânia. Ele disse que o governo irá impor sanções adicionais contra a organização após a designação.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am